July 18, 2018

May 25, 2018

Please reload

Posts Recentes

Reiki

December 14, 2016

1/5
Please reload

Posts Em Destaque

Você já ouviu falar em Danças Circulares? 💃🎯🎶🎡🌎☀️◎🌀

January 17, 2017

 


Mesmo sem saber dançar e quais movimentos que acontecerão, é tudo muito simples. Basta seguir como pode e no seu tempo. Aos poucos, a coreografia vai entrando em você, torna-se um movimento orgânico e você a dança viram um só. É um resgate de diversas culturas: cirandas, indígenas, chinesas, judaicas, brasileiras, gregas, divertidas, de dar pulinhos, voltinhas, sempre em roda, de mãos dadas na maioria das vezes. Tantas variações em que celebramos a vida e a unidade.

Oficialmente as Danças Circulares são consideradas um movimento que surgiu nos anos 70 na comunidade de Findhorn, na Escócia, por Bernhard Wosien. Coreógrafo, bailarino e pedagogo alemão que apresentou a dança em encontros sobre renovação da espiritualidade. Chegou no Brasil nos anos 80 e no Rio de Janeiro pela incrível Mestra das Montanhas, Patrícia Azarian já nos anos 90. De lá para cá, várias pessoas foram tocadas pelo resgate do que sempre nos fez dançar juntos e celebrar a existência, os ritos de passagem, ciclos da natureza, encontros e despedidas. Rituais do mundo inteiro, de todas as etnias, originalmente reuniam pessoas em roda, nada mais ancestral. Com o passar dos séculos a roda transformou-se em duas linhas depois começamos a dançar aos pares e hoje em dia também sozinhos. 

E qual seria o sentido de retomar esse movimento e voltar a dançar todos juntos, em roda, mãos dadas? 
Dançar juntos tem o dom de criar harmonia rapidamente e mesmo sem usar palavras. A música te leva e os pequenos e simples comandos dados no início da dança conduzem a harmonia espontaneamente. Uma forma gentil de exercitar o corpo em diálogo com o espaço, uma reconexão entre corpo, mente e alma.

Existe um poder no círculo, no grupo de pessoas que se dão as mãos e se movem juntas com ritmos e melodias que sobreviveram aos séculos. De mãos dadas vivemos o pertencimento e a unidade com o Todo. O círculo, a roda de dança é uma mandala viva, onde são criadas pela dinâmica conjunta de corpos em movimento. 
Ao praticar estas danças, os sentimentos comuns a todos os seres humanos são restabelecidos e por isso são tão transformadoras. Ninguém precisa ser treinado ou ter experiência em danças para praticar as Danças Circulares, basta entrar de coração aberto para compartilhar esse transbordamento de espírito e de alegria. 
As Danças Circulares são para todos, todos de todas as idades, basta querer estar junto, dar as mãos e sempre lembrar: Em círculo somos todos iguais, não há hierarquia. 

É um movimento sagrado de estar de bem com a vida. Permita-se a essa experiência !

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

Arquivo

​©Dea Reis - Facilitadora Criativa - Criado por Merakí Comunica