top of page

🐾👢Caminhar para dentro de si é mais que preciso, é vital🎯 Bem-vindo Fevereiro ✨


Sobre caminhar no autoconhecimento

“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”. Amyr Klink

Abri com esse texto incrível do Amyr Klink, a quem admiro bastante por vários aspectos, por ser um navegador destemido que solitário partiu para uma expedição marítima arriscada para Antártida por 1 ano, por ser um escritor cativante, um grande empreendedor que também dedica-se à ajuda a jovens carentes em sua escola de navegação e por ser um eterno defensor do meio ambiente. Falei dele com entusiasmo pois é algo que me encanta, pessoas que realizam o que vieram fazer nessa jornada chamada vida. E por ter escrito esse texto que fala muito sobre o autoconhecimento.

Modismos ou não, o autoconhecimento faz parte de uma grande busca. Como olhar o outro e auxiliá-lo, se não me enxergo ou sei do que preciso? Essa é a busca dos seres humanos em seu próprio interior para alcançar respostas sobre a vida e, assim evoluir. Todos somos luz e sombra, temos nossos questionamentos e não devemos sair reagindo pelo mundo afora porque não sabemos lidar com algo. Podemos enxergar lá dentro de nós, no nosso quartinho escuro, um atalho para o caminho do autoconhecimento. E se ainda assim vem a pergunta, porque eu necessito me autoconhecer, podemos ir mais além: com isso ampliamos nossa consciência e temos a oportunidade de expandir nossos potenciais um tanto adormecidos e nos reconhecer. Todo esse caminhar pode ser doloroso, mas faz parte.

Certa vez uma professora de dança maravilhosa e inesquecível que tive me ensinou que dor é sinal de que você está vivo, que devemos observar o trajeto da dor e o que ela vem nos dizer. Caminho puro para o autoconhecimento. Abra-se à essa experiência de se observar quando uma dor vier te visitar. Ela sempre tem algo importante para dizer.

Ao trilhar o caminho do autoconhecimento é possível alcançar uma identidade própria e passar a ser um formador de opinião. Quem se recusa a se ver acaba sofrendo com angústia, ansiedade. E acaba agindo por excesso de razão: desemboca em orgulho e prepotência e acaba por provocar desequilíbrios e desencontros. Além disso, o autoconhecimento nos fortalece para enfrentar os intempéries. Com sabedoria e reconhecimento é possível nos responsabilizar pela parte que nos cabe a sabedoria para aceitar o que não está em nosso alcance mudar. O equilíbrio entre os extremos que habitam em nós é a harmonia.

Existia uma citação na entrada do Oráculo de Delfos, na antiga Grécia: “Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os Deuses. Se o que tu procuras não achares primeiro dentro de ti mesmo, não achará em lugar algum”.

Boa caminhada para a busca de autoconhecimento, para dentro de si e desejo boas descobertas. Impossível não conhecer belas paisagens!


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page