top of page

🌴Dia do Índio🍃 Por hoje e sempre. Respeito, honra e gratidã

Desde crianças estudamos nas escolas sobre os índios, aprendemos quão difíceis são suas vidas, ouvimos e lemos suas histórias, de massacres, esforços para sobrevivência, sobre defenderem suas terras. Assistimos filmes que falam deles e sabemos que são parte de um grupo segregado e que luta contra o preconceito, pela falta de recursos, pelo respeito de direito e por manter suas tradições vivas. E com tanta tentação do "mundo branco" certamente essa não é uma missão fácil.

Vidas simples e tão ricas ao mesmo tempo. Tudo tem um sabor diferente, a água de pote, o café não coado, o aipim / macaxeira, a carne assada na fogueira. Lugares incríveis, sagrados como o Pilão, onde a presença dos ancestrais à beira do Rio São Francisco é latente.

Torés, vozes fortes que ecoam em nossos corações, a batida do pés no chão levantando poeira literalmente e com uma magia inebriante. A fala quase não existe, quando acontece é tão forte quanto tímida. Nomes que não conseguimos lembrar, nomes 'de branco' e nomes nativos, cada um mais maravilhoso que outro, com significados tantos.

Pessoas que enfrentam (e enfrentaram por nós) a noite escura. São fortes a ponto de passá-la em claro velando nosso sono, um cuidado que jamais esqueceremos. Dormir sobre redes, com a luz de um lampião dentro da "oca" e sob a luz da lua majestosa lá fora nos banhando e nos mirando, ela também velou nosso sono.

Em volta da fogueira, comer com as mãos, juntos com a tribo, honrando o tabaco sagrado daquela terra. Um povo que quando estão juntos parecem uma fortaleza com seus cantos e danças, força na voz e nos pés que rezam pela chuva para encher os rios, irrigar plantas e trazer de volta o alimento de todos os seres. Rezam para que o sol seja mais brando e por nós também. Conhecedores da terra, sábios natos e ao mesmo tempo sabem da fragilidade e impermanência das coisas. Amor e luta, respeito e resgate, honra ancestral .

Deixamos parte de nós lá na tribo, trouxemos no coração e na memória parte deles conosco. Agora fazemos parte, somos uma família, somos um pouco Kariri-Xocós, somos indígenas também, somos parentes, agora somos únicos, somos Buriti-Araciara-Diarum-Nitaé-Upiara-Vivaré-Yakoama-Iradzú. E dessa forma, as dores e alegrias deles são nossas também.

Hoje o dia é deles (e um pouco nosso também), afinal todo dia é Dia de Índio.

Aha Mãe Terra, Aho Grande Espírito. Inatekiê ! por Dea Reis - Buriti [ nome nativo recebido em rito e que significa Árvore da Vida ]

➳ Texto escrito e embasado de muito respeito e reverência ao nosso Cacique Iradzu Kariri, representando sua tribo e quem tivemos a felicidade de conviver por 8 meses e a experiência da terra, que é também relatada com base nos 4 dias (que pareceram 4 anos) que eu e mais 5 mulheres 'da Cidade' vivenciamos na Aldeia Indígena em Fevereiro/2017, inesquecível, algo que não se mede em palavras e para sempre permanecerá em nossas memórias, histórias e corações para toda eternidade !


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page