July 18, 2018

May 25, 2018

Please reload

Posts Recentes

Reiki

December 14, 2016

1/5
Please reload

Posts Em Destaque

Sobre coragem 👊😉💪

June 27, 2017

 

“O que a vida quer da gente é coragem”. 
Guimarães Rosa. 

E quanto a nós, estamos com coragem suficiente para agir, seguir nossa intuição, nosso coração, seguir a razão, apenas seguir?
A palavra coragem vem do latim CORATIUM - Coração + Atitude / Ação, capacidade de agir, de ir em frente apesar de ter medo e/ou intimidar-se. Não significa exatamente a ausência do medo e sim ação apesar do medo. É confiança que temos em momentos difíceis, o que nos fazer seguir enfrentando situações e barreiras, uma força poderosa e positiva para combater desafios, fases complexas e por vezes densas da vida. 

Coragem X Medo, eles variam de pessoa para pessoa, depende do ambiente onde se vive, da educação recebida, das crenças limitantes e por aí vai. Não existe receita de bolo que nos ensine na tomada de decisões acertadas e não tendo receita pronta, também não tem prazo de acontecer, afinal se ontem era o melhor momento para uma determinada tomada de decisão, a notícia boa é que hoje ou amanhã também podem ser os momentos certos. Por que não?!? Nunca é tarde para assumir o leme da coragem.

Quando decisões são tomadas elas podem alterar por completo o rumo de uma vida, isso demanda autoconhecimento, um bom planejamento e uma baita dose de coragem. De resto, vai tudo se encaixando com o tempo. Respeite-se acima de tudo. 

Quando passamos por uma determinada situação, só nós sabemos onde nosso sapato e até o coração apertam, onde nosso calo dói. Pode até ser que seu amigo, seu amor, seja quem for te ajude com opiniões, sugestões mas somente nós sabemos, melhor que ninguém o que nos incomoda, o que nos tira o sono, o que nos tira do prumo. Cada um de sabe o que é melhor a nós mesmos ou pelo menos buscamos com todo ar do pulmão, o fôlego suficiente para buscar o caminho do meio e fazer as melhores escolhas possíveis. Acredito que isso seja para tudo na vida, TUDO mesmo. 

Para que aconteça com maestria, precisamos nos conhecer melhor e bem a fundo, o autoconhecimento é fundamental. Sabe aquele relacionamento que já deu, aquele emprego, algo te deixa infeliz e você permanece repetindo padrões, crenças negativas carregadas como fardo pesado nas costas? Então, hora de parar, de se ouvir, de se conhecer, identificar defeitos e qualidades, virtudes e o contrário também e acolher tudo e ter coragem para transformar, sair da zona de conforto. Quando nos tornamos nossos melhores amigos, alma, corpo e mente falam a mesma língua e passamos a entendê-los com mais clareza. 

Voltando à origem da palavra lá do latim - CORATIUM - Coração - COR / Ação - ATIUM, os antigos acreditavam que era ali, no coração onde a coragem residia, a sua morada. "Antes de corpo, tem que soltar o coração." Liu Pai Lin. A coragem não chega perto de quem não sabe se ouvir, quem não sabe se ler, ler seus sinais, o corpo fala, ô e como fala... Quantas vezes deixamos de fazer algo, de mudar, transformar algo e não o fazemos porque alguém disse que poderia ser arriscado? 

E continuamos a nadar contra a maré, infelizes e borocoxôs. Para ser corajoso não precisa ser impulsivo, atropelar nada nem pessoas. Errou, tenha coragem de assumir seus erros e busca alternativas. Isso nada tem a ver com correr riscos que não sejam necessários. Ter coragem é saber respeitar o que o teu coração fala e agir nesse sentido. Quantos de nós já colocou mordaças em nossas vozes interiores seja com reclamações ou auto-sabotagem?! Agir corajosamente é também se ouvir quando o estômago dá nó, o coração aperta (de novo), no auge do surto, quando te assola aquela dor de cabeça horrorosa, quando estamos no meio do olho do furacão em uma discussão, por exemplo e saber que algo tem que ser feito para mudar aquele estado e seguir... 
"O correr da vida embrulha tudo", mais uma dose, um gole de Guimarães Rosa. 

Não pule sem paraquedas... ou pule sim mas para qualquer uma das decisões, recomenda-se planejar antes. Se tiver que mudar de caminho ou voltar lá pro início de tudo, faça, recomece, ressignifique, dê novo sentido. Isso é ter coragem. A ansiedade pode bater, as crises, o entrave, tudo isso é normal e mesmo sendo clichê, importante relembrar da máxima: Saber onde está e onde quer chegar é fundamental. Está tudo bem, sabemos disso algumas vezes mas em algumas outras não temos a vaga idéia do que fazer. Observe suas forças, o que você tem disponível no momento, quais os recursos internos, se preciso for peça ajuda mas tome sempre o leme da coragem (lembra dele?I). Acesse seu quartinho escuro, de repente ele só precisa de um feixe de luz para que a coragem seja despertada. E também de uma nova oportunidade para não colocar tudo a perder.

Coragem Moça, coragem Rapaz. Vai, se precisar olhar para trás olhe, volte e comece de novo, se não vai olhando pra frente e mesmo mas vai. Não existe certo nem errado, existem escolhas. Seja corajoso !

E não esqueça: 
“O mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas, mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam. Verdade maior. Viver é muito perigoso; e não é não”. 

Guimarães Rosa para finalizar, afinal ele é como a coragem, nunca basta !!!

Beijos corajosos 
Dea

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

Arquivo

​©Dea Reis - Facilitadora Criativa - Criado por Merakí Comunica